Atualmente, os Cartuchos de Amêndoa de Cernache de Bonjardim são produzidos por Silvina Fernandes Ladeiras, em sua casa, por encomenda. E numa ou outra pastelaria local, num processo menos artesanal. Apesar da falta de uma loja física, a fama do produto é tal que há clientes regulares que se deslocam de outros locais — como o Porto, Lisboa e outras zonas do país — para adquirir os cartuchos. Em ocasiões especiais, como a passagem de ano, Silvina já produziu mais de 600 unidades.
Apesar da procura, a produção é limitada. A confeção exige tempo, precisão e energia, o que se torna mais desafiante com a idade. Silvina, já reformada, decidiu não contratar funcionários nem passar o negócio para os filhos, que não demonstraram interesse em continuar. “Isto dá muito trabalho”, explica, e lamenta que o ofício possa perder-se no futuro.
Mesmo assim, a doceira tem feito workshops pontuais, tentando transmitir os seus saberes e, como ela própria diz: tudo tem técnica, e o segredo está nos pormenores.