A oficina de tecelagem - Download PDF

Descrição

Na oficina de tecelagem da Cooperativa Terra Chã podemos conhecer o processo de tecelagem artesanal onde se recuperam as artes e os saberes das tecedeiras da região e se produzem peças como as mantas e os tapetes.  O processo de tecelagem é complexo, demorado e envolve várias etapas que se iniciam com a recolha e tratamento da lã, passando pela urdidura e montagem da teia, e terminando com a tecelagem da peça no tear.

O ato de tecer a lã é uma prática que surgiu de uma necessidade básica do homem em proteger-se do frio e procurar agasalhos utilizando a matéria prima de que disponha. Existem indícios que a tecelagem já era conhecida no Paleolítico. A tecelagem é uma arte que consiste em entrelaçar fios de uma trama (transversais) com fios da teia (longitudinais) possibilitando que a trama passe de forma alternada pela parte de cima e por baixo dos fios da teia, dando origem ao tecido.

Os instrumentos utilizados para a tecelagem foram evoluindo com o tempo, desde formas mais rudimentares de entrelaçar fios nas árvores, passando por pequenos teares, até aos teares manuais ou mecânicos.

previous arrow
next arrow
Slider

A Cooperativa Terra Chã surge na sequência de um processo de desenvolvimento local na aldeia de Chãos Chãos - uma pequena povoação pertencente à freguesia de Alcobertas, Rio Maior e situada na vertente sul da Serra dos Candeeiros – iniciado em 1984, com a criação da associação Rancho Folclórico de Chãos, “(…) através da qual se foi criando um saber fazer e uma capacidade de reflexão sobre a realidade dos territórios em espaço rural, nomeadamente para os desafios que se colocavam perante o declínio da agricultura como atividade estruturante”.[1]

Este trabalho deu origem ao Centro Cultural de Chãos, e mais tarde, em março de 2001, surge a Cooperativa Terra Chã – Desenvolvimento Local, Artesanato e Serviços CRL, com o objetivo de divulgar e valorizar o património ambiental, paisagístico e cultural da região. Entre outras estruturas/valências como o restaurante, a melaria e o rebanho comunitário, encontra-se a oficina de tecelagem, onde desenvolvem atividades de recuperação e revalorização das artes de tecer.



[1] - Cooperativa Terra Chã: https://www.facebook.com/cooperativaterracha/