As FESTAS do IMPÉRIO do DIVINO ESPÍRITO SANTO em ALENQUER
O Espírito Santo é figura central no Cristianismo, parte da Santíssima Trindade, na sua dimensão una e múltipla, onde Deus (Pai), o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo são três num só. No Novo Testamento o dia de Pentecostes é por excelência o dia do Espírito Santo.
Na generalidade, as celebrações que integram as festas do Divino Espírito Santo realizam-se durante os cinquenta dias que medeiam o domingo de Páscoa e o domingo do Pentecostes, dia no qual os cristãos comemoram a descida do Espírito Santo (na forma de línguas de fogo) sobre os discípulos e crentes em Jesus Cristo. É também assim que acontece no concelho de Alenquer. Alternadamente, em cada um dos oito domingos que compõem esse período, uma comunidade agenda os principais eventos destas celebrações: as cerimónias religiosas (as missas e procissões), e os bodos (oferendas e dádivas alimentares organizadas em jeito de festa, onde não pode faltar a “sopa do bodo”, os tremoços, o pão e o vinho).
A pesquisa que aqui se apresenta tem como principal objetivo o registo e descrição do estado das Festas do Império do Divino Espírito Santo (FIDES) de Alenquer nas oito comunidades do concelho que as realizaram no ano de 2022: vila de Alenquer; Aldeia Galega (incluindo as localidades de Arneiro, Casais Brancos, Paiol e Vale Benfeito); Aldeia Gavinha; Atalaia; Carregado; Paúla; Pereiro de Palhacana e Ota.